quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Primeira experiência como tutora

UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual 
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: EXT - Formação Continuada de Tutores Turma 2013.2 
Turma: 31 - Química 
Aula 01: Ponto de Partida - Primeira experiência como tutora  
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Sanderlir Silva Dias

Primeira experiência como tutora

Tive meu primeiro contato como tutora surgiu no mês de junho de 2012. Havia uma disciplina de Química Ambiental no pólo de Aracati que precisava de tutor e fui convidada para assumir a mesma. Fazia mais de 6 meses que tinha terminado o curso de Formação Inicial de Tutores e aguardava a oportunidade de atuar.

O primeiro impacto foi um pouco assustador: como passar o conhecimento utilizando um computador? Ele passou a ser o principal instrumento de trabalho. Não existia o olho no olho. Nem as imagens que os alunos fazem quando entendem ou quando não entendem algum assunto. O início foi de aceitação por minha nova atividade. Ter acesso a muitas informações e saber filtrar aquilo que é mais importante foi uma grande lição. Diversificar a forma de motivar os alunos também foi outra aprendizagem que só a educação a distância me proporcionou. Mas o melhor de tudo era ver os alunos se esforçando para cumprir prazos e entregar as atividades mesmo diante de tantas dificuldades que eles passam. Sem dúvida, a educação muda as pessoas para que essas possam mudar o mundo. 



4 comentários:

  1. Olá Sanderlir, participar do esforço das pessoas em querer evoluir nos motiva a ser pessoas melhores e, sem dúvida, aprendemos também com isso. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dafne! Acredito que tenhamos a mesma vontade: transmitir o conhecimento da melhor forma possível e promover mudanças positivas. :)

      Excluir
  2. Sanderlir, meu contato com EAD no início também foi difícil. Um dos alunos, por exemplo, começou a acessar o sistema somente após 14 dias do início da disciplina. Enviei, exagerando um pouco, "trilhões" de mensagens. No 15º dia, o menino começou a acessar o ambiente da disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Solange! As vezes julgamos nossos alunos no início das atividades de tutoria porque está enraizado as exigências de nossos professores mais tradicionais. Todas passamos por situações diferentes e difíceis no primeiro contato com EAD. Ainda bem que podemos compartilhar essas experiências e não se sentir um ponto fora da curva. :)

      Excluir